Pesquisar

Pesquisar

TESTE BANNER

Pesquisar

terça-feira, 8 de abril de 2014

A aplicação de danças folclóricas nas escolas públicas



Introdução
    A presença da dança no Brasil enquanto ensino se ocorre em alguns espaços, como clubes, academias, escolas especializadas de dança, algumas escolas particulares enquanto atividades extras curriculares e pouquíssimas escolas públicas quando o professor de Educação Física ou de artes a usa como conteúdo em suas aulas.
    Além da Dança ser estudada em sua própria graduação, "ela é compartilhada pela Educação Física e por outras áreas do conhecimento" (EHRENBERG, 2003: 46), ou seja, ela pode ser estudada em outras graduações, como é o caso das Artes Cênicas, Educação Física e Artes Plásticas.  O que significa que além dos graduados especificamente em Dança, os licenciados em Educação Física, Artes Cênicas e Artes Plásticas também são capacitados para ministrar aulas de dança no ambiente escolar.

Os conteúdos da educação física no ensino fundamental, segundo os PCNs, são divididos em três blocos. São eles: Esportes, jogos, lutas e ginásticas; Conhecimentos sobre o corpo; e Atividades rítmicas e expressivas. É neste último que a dança está inserida como um conteúdo a ser trabalhado na escola, entretanto o que podemos observar é que, na grande maioria das escolas públicas, a dança não é trabalhada, com o esporte sendo o foco principal de ensino.Esta é a problematização deste artigo, pois o que se questiona é o porque da dança não ser trabalhada nas escolas públicas, já que esta presente nos PCNs, ou seja, é conteúdo obrigatório.
ACESSADO:DIA TAL...
ATT SYLVIA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário