Introdução
A
presença da dança no Brasil enquanto ensino se ocorre em alguns espaços, como
clubes, academias, escolas especializadas de dança, algumas escolas
particulares enquanto atividades extras curriculares e pouquíssimas escolas
públicas quando o professor de Educação Física ou de artes a usa como conteúdo
em suas aulas.
Além da
Dança ser estudada em sua própria graduação, "ela é compartilhada pela
Educação Física e por outras áreas do conhecimento" (EHRENBERG, 2003: 46),
ou seja, ela pode ser estudada em outras graduações, como é o caso das Artes
Cênicas, Educação Física e Artes Plásticas. O que significa que além dos
graduados especificamente em Dança, os licenciados em Educação Física,
Artes Cênicas e Artes Plásticas também são capacitados para ministrar aulas de
dança no ambiente escolar.
Os conteúdos da educação
física no ensino fundamental, segundo os PCNs, são divididos em três blocos.
São eles: Esportes, jogos, lutas e ginásticas; Conhecimentos sobre o corpo; e
Atividades rítmicas e expressivas. É neste último que a dança está inserida
como um conteúdo a ser trabalhado na escola, entretanto o que podemos observar
é que, na grande maioria das escolas públicas, a dança não é trabalhada, com o
esporte sendo o foco principal de ensino.Esta é a problematização deste artigo,
pois o que se questiona é o porque da dança não ser trabalhada nas escolas
públicas, já que esta presente nos PCNs, ou seja, é conteúdo obrigatório.
ACESSADO:DIA TAL...
ATT SYLVIA
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