Os movimentos corporais estão presentes na vida
mesmo antes do nascimento, eles são parte integrante do nosso ser, da mesma
forma que precisamos do alimento, da água, de carinho, amor e afeto,
necessitamos dos movimentos para nossa sobrevivência. A criança utiliza os
movimentos para suprir suas necessidades básicas e é através deles que medimos
o progresso da criança. Na idade pré-escolar a criança é um ser dinâmico, cheio
de indagações espontâneas e com múltiplas habilidades físicas, sua habilidade
motora é utilizada para a expansão do seu desenvolvimento global. Os movimentos
possibilitam uma maior proximidade com o mundo da criança, melhora a condição
física e de saúde, ajudam a desenvolver os comportamento cognitivo e
afetivo-social. A imagem corporal, a auto-estima, o conceito que ele terá sobre
seu corpo será dado em maior parte pelos movimentos. Do zero aos sete anos toda
educação da criança é feita através dos movimentos, ela tem necessidade de
exercitar os músculos, reforças a estrutura óssea, desenvolver os pulmões,
enriquecer o sangue, harmonizar as conexões nervosas... o exercício através dos
movimentos é para criança tão indispensável quanto à alimentação. Daí podem
sentir a importância que a EDUCAÇÃO FÍSICA tem como disciplina e o que ela de
trás benefícios para o desenvolvimento das crianças e do ser humano em geral.
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segunda-feira, 14 de abril de 2014
terça-feira, 8 de abril de 2014
A aplicação de danças folclóricas nas escolas públicas
Introdução
A
presença da dança no Brasil enquanto ensino se ocorre em alguns espaços, como
clubes, academias, escolas especializadas de dança, algumas escolas
particulares enquanto atividades extras curriculares e pouquíssimas escolas
públicas quando o professor de Educação Física ou de artes a usa como conteúdo
em suas aulas.
Além da
Dança ser estudada em sua própria graduação, "ela é compartilhada pela
Educação Física e por outras áreas do conhecimento" (EHRENBERG, 2003: 46),
ou seja, ela pode ser estudada em outras graduações, como é o caso das Artes
Cênicas, Educação Física e Artes Plásticas. O que significa que além dos
graduados especificamente em Dança, os licenciados em Educação Física,
Artes Cênicas e Artes Plásticas também são capacitados para ministrar aulas de
dança no ambiente escolar.
Os conteúdos da educação
física no ensino fundamental, segundo os PCNs, são divididos em três blocos.
São eles: Esportes, jogos, lutas e ginásticas; Conhecimentos sobre o corpo; e
Atividades rítmicas e expressivas. É neste último que a dança está inserida
como um conteúdo a ser trabalhado na escola, entretanto o que podemos observar
é que, na grande maioria das escolas públicas, a dança não é trabalhada, com o
esporte sendo o foco principal de ensino.Esta é a problematização deste artigo,
pois o que se questiona é o porque da dança não ser trabalhada nas escolas
públicas, já que esta presente nos PCNs, ou seja, é conteúdo obrigatório.
ACESSADO:DIA TAL...
ATT SYLVIA
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