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segunda-feira, 14 de abril de 2014

A EDUCAÇÃO FÍSICA, OS MOVIMENTOS E SEUS BENEFÍCIOS.



Os movimentos corporais estão presentes na vida mesmo antes do nascimento, eles são parte integrante do nosso ser, da mesma forma que precisamos do alimento, da água, de carinho, amor e afeto, necessitamos dos movimentos para nossa sobrevivência. A criança utiliza os movimentos para suprir suas necessidades básicas e é através deles que medimos o progresso da criança. Na idade pré-escolar a criança é um ser dinâmico, cheio de indagações espontâneas e com múltiplas habilidades físicas, sua habilidade motora é utilizada para a expansão do seu desenvolvimento global. Os movimentos possibilitam uma maior proximidade com o mundo da criança, melhora a condição física e de saúde, ajudam a desenvolver os comportamento cognitivo e afetivo-social. A imagem corporal, a auto-estima, o conceito que ele terá sobre seu corpo será dado em maior parte pelos movimentos. Do zero aos sete anos toda educação da criança é feita através dos movimentos, ela tem necessidade de exercitar os músculos, reforças a estrutura óssea, desenvolver os pulmões, enriquecer o sangue, harmonizar as conexões nervosas... o exercício através dos movimentos é para criança tão indispensável quanto à alimentação. Daí podem sentir a importância que a EDUCAÇÃO FÍSICA tem como disciplina e o que ela de trás benefícios para o desenvolvimento das crianças e do ser humano em geral.

terça-feira, 8 de abril de 2014

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

Este Vídeo Mostra a Importância da Educação Físca para os alunos.

A aplicação de danças folclóricas nas escolas públicas



Introdução
    A presença da dança no Brasil enquanto ensino se ocorre em alguns espaços, como clubes, academias, escolas especializadas de dança, algumas escolas particulares enquanto atividades extras curriculares e pouquíssimas escolas públicas quando o professor de Educação Física ou de artes a usa como conteúdo em suas aulas.
    Além da Dança ser estudada em sua própria graduação, "ela é compartilhada pela Educação Física e por outras áreas do conhecimento" (EHRENBERG, 2003: 46), ou seja, ela pode ser estudada em outras graduações, como é o caso das Artes Cênicas, Educação Física e Artes Plásticas.  O que significa que além dos graduados especificamente em Dança, os licenciados em Educação Física, Artes Cênicas e Artes Plásticas também são capacitados para ministrar aulas de dança no ambiente escolar.

Os conteúdos da educação física no ensino fundamental, segundo os PCNs, são divididos em três blocos. São eles: Esportes, jogos, lutas e ginásticas; Conhecimentos sobre o corpo; e Atividades rítmicas e expressivas. É neste último que a dança está inserida como um conteúdo a ser trabalhado na escola, entretanto o que podemos observar é que, na grande maioria das escolas públicas, a dança não é trabalhada, com o esporte sendo o foco principal de ensino.Esta é a problematização deste artigo, pois o que se questiona é o porque da dança não ser trabalhada nas escolas públicas, já que esta presente nos PCNs, ou seja, é conteúdo obrigatório.
ACESSADO:DIA TAL...
ATT SYLVIA